Reabilitação Oral

Reabilitação Oral

É a especialidade que tem como objetivo o restabelecimento e a manutenção das funções do sistema estomatognático (mastigatório), visando proporcionar saúde, função, conforto e estética através da reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos. A Prótese Dental é a área da Odontologia responsável pela devolução das características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares por meio da confecção de próteses que podem ser fixas, removíveis, totais ou próteses sobre implantes.

 

Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, deve-se reconstruir a oclusão rapidamente, para evitar que os dentes se movimentem por falta de contato, o que prejudica o sistema mastigatório e a estabilidade maxilar. A falta de reposição do elemento dental perdido pode levar ao aparecimento de doenças periodontais, problemas na articulação têmporo-mandibular (ATM), perda da dimensão vertical, dores oro-faciais e comprometimento estético, além de causar envelhecimento facial precoce.

 

 

 

 

Próteses Totais

No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.

As próteses são feitas sob medida em um laboratório de prótese, a partir de moldes tirados da boca do paciente. O dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.

Prótese Total Convencional (dentadura)

A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem. A cicatrização pode demorar vários meses durante os quais você poderá ficar sem dentes.

 

Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apóia nos dentes naturais. Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese. Tratamento prótese PPR oferecem uma alternativa rápida e barata para o restabelecimento dos dentes perdidos.

 

 

Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar com minha prótese?

Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática. É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar. O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração não são incomuns. No caso de irritação, consulte seu dentista.

Qual a durabilidade das próteses?

Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar ou reembasar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças fazem com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.