- No que consiste o tratamento de canal?
O tratamento endodôntico consiste na remoção do tecido pulpar (popularmente conhecido como “nervo”) inflamado, infeccionado ou sem vitalidade geralmente devido às cáries ou traumas. Após a remoção da polpa os canais serão limpos, alargados, desinfectados e propriamente obturados.
- Quais os benefícios do tratamento de canal?
O tratamento endodôntico salva dentes que de outra maneira teriam que ser extraídos. Apesar da polpa ter sido removida, o dente permanece vital em relação aos tecidos que os circundam, isto é, ao osso e ao tecido gengival. O dente tratado canal não é um dente morto.
- Quantas consultas serão necessárias?
O tratamento é na maioria das vezes realizado em sessão única. Somente os casos mais complicados necessitarão mais sessões.
- O tratamento é dolorido?
A associação de dor durante o tratamento de canal faz parte do passado. Atualmente o tratamento endodôntico é realizado com ausência de dor. Ao contrário, a endodontia freqüentemente alivia estados dolorosos presentes antes da intervenção.
- Haverá dor após o tratamento?
O tratamento endodôntico causa uma ligeira inflamação aos tecidos de sustentação do dente, portanto um pequeno desconforto é considerado normal 24/48 horas após o tratamento. Esse desconforto é geralmente provocado pela mastigação e pode ser facilmente controlado com analgésicos. Somente casos esporádicos, decorrentes de infecções graves, podem causar um desconforto maior.
- O que fazer após o término do tratamento?
O endodontista limita sua prática do tratamento endodôntico, portanto é necessário retorna ao seu dentista para restauração final do dente.
- Áreas de atuação do endodontista
Retratamentos Endodônticos.
Tratamento de perfurações, fraturas e outros acidentes.
Cirurgia em dentes com lesões óssea de origem endodôntica.
Clareamento de dentes vitais e não vitais.
Traumas dentais.
Tratamento em dentes incompletamente formados.
Reimplantes dentais