*Principais causas das alterações de cor
As alterações de cor ou manchas podem estar localizadas sobre o dente ( manchas extrínsecas ) ou no intimo da estrutura dental (manchas intrínsecas).
As manchas extrínsecas geralmente são adquiridas do meio após a erupção (nascimento)do dente, e são o resultado da precipitação superficial de corantes e pigmentos da dieta sobre a placa bacteriana e /ou sobre a película adquirida que reveste o esmalte. Os alimentos e produtos de uso oral com maior potencial corante são: café, chás em geral, tabaco, vinhos tintos, bebidas à base de cola, etc. Entretanto, todos os alimentos e substancias que sejam fortemente pigmentados apresentam potencial de manchamento, e em pacientes suscetíveis com higiene bucal deficiente, devem ter o uso controlado.
As manchas intrínsecas podem ser proveniente de muitos fatores, tanto pré-quanto pós-eruptivos (nascimento).Nos dentes vitais, o escurecimento pode ser natural ( dentes naturalmente amarelados ou acinzentados, desde a sua erupção), fisiológico ( dentes que sofrem um processo de escurecimento fisiológico natural) ou provocado pela ingestão excessiva de algum medicamento (tetraciclinas e fluoretos).